Um bolo incrível e leve, em que a combinação do chantilly doce realça o sabor dos morangos, criando assim uma combinação perfeita e ideal para o lanche.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: na receita eu utilizo morangos in natura, então quando feito o bolo deve se consumir no mesmo dia, pois a fruta tem alto teor de líquidos e que pode acabar estragando no bolo, mas você também pode substituir os morangos por geleia de morango ou de alguma fruta que goste e que da ao bolo uma duração um pouquinho maior desde que mantido resfriado, já que vamos utilizar chantilly e ele não aguenta muito bem temperaturas mais elevadas. Enfim vamos então para a receita!!!
INGREDIENTES:
Massa
- 3 ovos;
- 2 colher de sopa de manteiga;
- 2 xícaras de açúcar;
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 1/2 copo de requeijão (125 ml) de leite morno;
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio;
- 1/2 colher de sopa de fermento químico em pó.
- 2 bandejas de morango ou a quantidade de geleia que desejar;
- 2 caixinhas de chantilly (400 ml) pronto para preparar;
- 1 caixinha de leite condensado.
- 1 xícara de água;
- 1/2 xícara de açúcar.
ANTES DO PREPARO:
- Pré-aquecer o forno a 230 graus Celsius;
- Untar a forma com manteiga e enfarinhar;
- Separar as claras das gemas;
- Resfriar o preparo para chantilly de acordo com as instruções na embalagem.
- Lavar e cortar os morangos ao meio (caso for utilizar).
Massa
Bater na batedeira a manteiga com o açúcar até que fique homogêneo, acrescentar as gemas e continuar a bater por mais 3 minutos, acrescente o bicarbonato de sódio. Ir intercalando a farinha com o leite e bater até que a massa esteja lisa e homogênea e então reserve.
Bata as claras em neve até o ponto que elas formem picos e então acrescentar a massa que foi reservada nas claras em neve e misturar delicadamente sempre de baixo para cima, quando toda a clara em neve estiver misturada com a massa acrescentar o fermento químico em pó e misturar mais um pouco. Despejar a massa na forma untada e leve para assar no forno pré-aquecido a 230 graus Celsius por 40 minutos ou até que a superfície esteja dourada e ao espetar um palito na massa o mesmo deve sair limpo.
Recheio
Bata o preparo para chantilly na batedeira, quando já estiver no ponto (consistente), acrescentar a caixinha de leite condensado e bater por mais 4 minutos e então reserve.
Calda
Leve ao fogo baixo o açúcar e a água e mexa até levantar fervura, retire do fogo e espere esfriar.
MONTAGEM DO BOLO:
Cortar o bolo assado no meio, umedecer um lado dele, aplicar o chantilly em uma leve camada, adicionar os morangos cortados ou a geleia, sobre eles adicionar mais uma leve camada de chantilly e depois cobrir com a outra camada do bolo, umedecer essa outra camada e então decorar com o chantilly da forma que a sua imaginação desejar.
Observações: na imagem mostra o preparo do bolo no momento em que estava a rechear, mas esqueci de fotografar ele após ter decorado. E relembrando que ao usar os morangos em natura o bolo deverá ser consumido no mesmo dia, pois os morangos libera líquidos no bolo e acaba estragando ele, por isso se quiser que seu bolo tenha uma duração um pouquinho maior, você pode utilizar geleia de morango no lugar.
Tag: bolo, Bolo, massa de bolo.